quarta-feira, 26 de abril de 2017

Não faça greves, leia Jonas

onas é o livro mais importante da Bíblia !
Se você nunca leu a Bíblia eu aconselho você a começar por Jonas e se você ler apenas este livro entre o 66 que compõem a versão mais reduzida da Sagrada Biblioteca você investirá o seu tempo na mensagem mais profunda de todo o Evangelho.
Jesus deu o sinal de Jonas ao passar 3 dias dentro da sepultura antes de Sua ressurreição para lembrar os 3 dias que Jonas ficou no ventre da baleia.
O tema de Jonas é a capacidade de uma pessoa se permitir a fazer ou não fazer a vontade de Deus e amar o inimigo.
Jonas, um profeta israelita que odeia os ninivitas (atuais iraquianos) e que se recusa a levar a mensagem de Deus aos seus inimigos.
Em vez de ir à Nínive Jonas se dirige ao porto e pega uma embarcação com destino diametralmente oposto.
Depois de uma tempestade pôr em risco a vida dos marinheiros Jonas decide se lançar ao mar para acalmar a tempestade e isso feria o código dos marinheiros; Jonas os convenceu afirmando ser um profeta do Deus de Israel.
Ao se lançar ao mar a tempestade terminou.
Jonas foi engolido pela baleia e passou 3 dias no seu ventre até se arrepender e se comprometer em levar a mensagem aos ninivitas.
Porém, o profeta preservava o ódio e em seu coração duro acalentava o desejo de que Deus destruísse os ninivitas que não se arrependessem.
Jonas torcia para que poucos ninivitas se arrependessem 1
Para sua surpresa muitos ninivitas aceitaram a mensagem do Deus de Israel e Deus não fulminou os relutantes (Jonas esperava uma destruição a exemplo de Sodoma e Gomorra).
Jonas manifesta sua insatisfação com Deus e Deus repreende o profeta.
“Se você lamenta a morte de um pé de abóbora que você não semeou ou cuidou, por que eu não amaria e preservaria a vida de 120 mil pessoas que eu criei ?”
O livro de Jonas são 4 capítulos curtinhos !
Quem estiver disposto a fazer greve à véspera do feriado prolongado poderia aproveitar os 4 dias de “luta” e ler 1 capítulo por dia entre sexta e segunda-feira !
Lute, mas saiba contra quem ou o quê estiver lutando para não ser um instrumento do capricho de terceiros que se beneficiam do seu rancor.
Estamos sendo governados por um presidente da República ilegítimo e imersos num mar de notícias manipuladas por uma imprensa que vive dos anúncios das empresas que sobrevivem de negócios inescrupulosos com o governo.
Ninguém, além de Deus, deseja o seu bem, portanto seja um instrumento de Deus ao usar o melhor que Deus ofereceu a todos: a capacidade de pensar.

Nenhum comentário: