sábado, 1 de abril de 2017

De que vale o sal se não salgar ?

Jesus, o único Mestre, promoveu um revolução permanente no comportamento do mundo por meio de uma linguagem simples e rica em símbolos sem perder a conexão direta com o conhecimento prático da maioria das pessoas.
Outra coisa que devemos considerar é que a linguagem de Jesus possui um certo tom industrial como se o principal alvo de suas mensagens fossem os líderes de algum empreendimento.
O Evangelho possui o objetivo de revocacionar líderes e despertar lideranças. Mateus 10 Mateus 15
O sal da terra pode ser uma alusão direta aos líderes !
Qual a função do sal ?
Qual a proporção de sal necessária para cumprir determinada função ?
O uso doméstico e mais corriqueiro do sal é realçar o sabor dos alimentos e para isso recomendam-se pitadas de sal. O gosto pelo sal pode ser subjetivo, mas a diferença de aplicação é, por assim dizer, milimétrica.
Uma água salobra é intragável e causa desarranjos estomacais.
Em maior escala com uso industrial o sal é um execelente conservante ! Vide nosso estimado bacalhau tradicionalmente presente nas ceias da Semana Santa.
O sal conserva os ingredientes para protegê-los da deterioração enquanto são transportados por longas distâncias.
Todos os projetos precisam manter seus propósitos originais para que não sejam desfigurados. Cabe ao líder conservar o projeto !
Todos os projetos precisam de flexibilidade para preencherem necessidades específicas de culturas e épocas diversas. Cabe ao líder temperar (adaptar) o projeto aos fatos novos ou inusitados !
O conhecido e o desconhecido são apreciados e apurados pelos mais experientes.
Acumular experiência demanda tempo e custos inestimados e é muito eficiente e econômico usufruir da experiência de gerações anteriores. Adotar a tradição é necessária !
Entrar em contato com pessoas que desconhecem o projeto e que serão por ele beneficiadas é a razão de ser do projeto. A desinformação é temperada com a exposição do projeto e a adesão acontece pessoa por pessoa.
O inédito para uma geração é absorvido e transmitido para as próximas e assim os eleitos (que idealizam ou adotam novos projetos) vão abreviando os tempos de dores. Mateus 24
Os líderes são pessoas que percebem a verdade antes de outras pessoas. A verdade conserva as coisas conhecidas já pesadas como boas e revela coisas novas que ainda estão sendo pesadas pouco a pouco.
O passado é imensamente maior do que o futuro ! O que vivemos é um passado acumulado de fatos recorrentes.
Os fato conhecidos podem ser agrupados numa sequência de eventos relacionados como pré-requisitos e produtos de várias combinações. Fatos desejados podem ser produzidos e fatos indesejados podem ser evitados de acordo com a compreensão e interesse das pessoas envolvidas.
Os 10 mandamentos apresentados por Moisés é uma tecnologia que nos oferece a oportunidade de produzir fatos desejados e de evitar fatos indesejados a partir da premissa que o maior interesse de cada pessoa consiste em prolongar os próprios dias de vida. Êxodo 20 e Deuteronômio 6.
O apelo e função da Lei é prolongar os dias de cada pessoa e da Nação. Conhecer, guardar e transmitir a Lei é um gesto de amor para consigo mesmo cujo resultado, mesmo que inconsciente ou involuntário, cria bem-estar para o próximo. Eis o grande salto ! Criar um horizonte comum entre agentes que num ambiente de confusão agiriam com interesses divergentes e sem oportunidades de colaboração.
A colaboração efetiva, mesmo que involuntária, é o que podemos chamar de justiça.
Moisés, o legislador, foi um eleito, que alivia nossas dores à medida que praticamos sua tecnologia de convívio e colaboração recíproca.
Se não conhecemos ou não praticamos com entusiasmo a tecnologia apresentada por Moisés é porque nossa Instrução é muito deficitária, ou seja, há sal omitindo-se da sua bela tarefa de salgar.

Nenhum comentário: