quarta-feira, 15 de março de 2017

Fé sob grades

Sempre tive a impressão que nos falta fé ou saber o que ela seja.
É o mesmo que dizer que a motivação que nos une em torno de uma devoção parece ser frágil.
A fé nos impulsiona, é certo; mas ela nos protege ? Sim, a fé nos dá confiança diante de algum risco ou perigo, mas sair ileso da empresa é fruto da fé ou do acaso ou de algum mistério ?
Há testemunhos maravilhosos de fé, mas não seria devoção a designação correta do sentimento que nos é incutido desde a tenra idade ?
Eu procuro saber se ser devoto é o mesmo que possuir fé.
Muitos são devotos de Nossa Senhora Aparecida e, em 2017, a comemoração dos 300 anos de sua aparição nas águas do Rio Paraíba do Sul será um momento de grande celebração e evidência de belos testemunhos.
O Rio Paraíba do Sul passa pelo centro de Jacareí e há devotos que defendem que a imagem de Nossa Senhora da Conceição que foi encontrada em Guaratinguetá tenha sido depositada aqui e uma capela que carinhosamente chamamos de Aparecidinha seria o monumento para lembrarmos do evento. A imagem teria dado fim aos jacarés que amentrotavam, sobretudo, a lavadeiras de roupa.
Impossível notar que vivemos em outros tempos !
A mesma capela, a querida Aparecidinha, foi gradeada.
Gradear a capela não seria um testemunho de falta de fé ?
A capela não seria capaz de proteger a si mesma ?
As grades são para evitar vandalismos ou para que usuários de crack não se ocultem nas muretas que rodeiam a capela.
O que há para ser vandalizado ? Paredes ? Vitrais ? As portas fechadas enquanto desventurados dormem ao relento e ao sabor das intempéries ?
Esteticamente horrível e eticamente despropositadas são as grades porque além de não protegerem a capela de um agressor deveras exasperado promove o afastamento de pessoas que, de acordo com a perspectiva de alguns iluminados, enfeiam a paisagem e geram temor.
Não estaria a capela mais segura se estivesse entregue a si mesma e de portas abertas 24 horas por dia ? A mãe oferecendo colo aos filhos que mais precisam de seu consolo e amparo ?
Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Padroeira de Jacareí será assediada por devotos nos seus 300 anos de aparição, mas teve o seu manto maculado por autoridades eclesiais insensatas desprovidas de fraternidade e de fé.
Fracassado magistério e inócuo catecismo !
Tudo seria diferente se compreendêssemos fé com uma das etapas do conhecimento tal qual os gregos a compreendiam e nos foi explicado na República de Platão.

Nenhum comentário: