sábado, 2 de julho de 2016

Com quantos paus se faz uma canoa?

Quem já ouviu a expressão “vou lhe mostrar com quantos paus se faz uma canoa” se deparou com alguém muito irritado.
Mas sério! Já se perguntou sobre isto ?
Isso tudo depende se a técnica do fabricante for mais primitiva ou apurada. É possível fabricá-la com um pau apenas, dos bem grandes.
Resolver as coisas numa paulada bem dada é a indicação de falta de paciência e urgência em alguma solução e a primeira medida é tirar do caminho quem está atrapalhando.
Estamos num momento em que a crise está acentuada e queremos a solução imediata e eficaz. Sem paciência, parece que malhar o Judas é um santo remédio, talvez, apenas, para nos dar a sensação de que fizemos algo e que não aceitamos as coisas como estão.
Mas, sério! Você não aceita as coisas como estão, mas já refletiu se as aceita como elas são?
Uma crise não é uma combustão espontânea. A combustão crepitará quando houver os elementos propícios: palha, madeira, estopa, óleo e uma fagulha.
Quantos de nós portamos estes elementos e os deixamos se acumularem no mesmo lugar ?
Prende-se um Senador ! Uau, somos um povo que perdemos o medo (para usar as palavras do Marco Antonio Pancho Villa) mas deixamos um partido indicar um candidato a Senador sem nenhum questionamento. Só nos deparamos com a encrenca na campanha eleitoral.
O Senado é o topo da cadeia alimentar dos inveterados corruptos., mas eles não nascem lá!
Há os vereadores ! Escolhemos alguém para fiscalizar buraco de rua e exigir capina, tirar xerox e quebrar multas de trânsito e nos escandalizamos com os Senadores.
Você é um grande babaca!
O vereador de hoje seria o próximo prefeito, mas você prefere eleger para prefeito alguém que nunca se expôs. Participa de um partido que acha bonito isso. Você também um babaca.
A Câmara expõe o vereador, esta é a sua principal função. É um laboratório de coerência!
Só por meio da Câmara uma pessoa conhece a população e é conhecida e reconhecida por ela.
Achamos caro financiar uma instituição que nos protege (protegeria muito mais, caso soubéssemos nos relacionar institucionalmente, articulando convivência partidária, conselhos de controle social e entidades de classe) e desafiamos a todos a resolver tudo com um paulada.
Prende aquele e todo mundo vibra (óbvio, comprovado o delito e julgado, a pena deve ser realmente aplicada)!
Mas e daí ?
Até elegermos o homem do porrete para presidente? governador? prefeito?
Ninguém considera que a turma do porrete governa desde as capitanias hereditárias e que se o hospital municipal não existe é porque damos o máximo poder a este perfil de governante?
Que a Escola Agrícola será transformada em viário para atender algumas torres residenciais de “alto padrão” porque a especulação imobiliária vendeu um benefício que ainda não existe, mas confia na execução da obra por seus capachos que assumirão a Prefeitura?
Tudo porque você é um babaca!
O machão ficará com câncer (isso não é praga) e o hospital particular que impediu a construção do hospital municipal festejará a sua guia de internação.
A crise existe porque a mesma floresta que oferece o porrete para o governante autoritário oferece os palitos de fósforo...
Fiat Lux porque enquanto você for um babaca o incêndio não apagará !
Divirta-se com fogueira até o dia em que você for o próximo churrasquinho.
Vermifugue a política: 1) Dê preferência a partidos com Diretórios, 2) Rejeite candidatos a vereador de partidos que lançam vice-prefeitos 3) Eleja mulheres para o Legislativo
e 4) Despreze os vereadores de partidos cujos presidentes sejam donos de imobiliária.
Boa eleição
Hy Ho!

Nenhum comentário: