segunda-feira, 8 de abril de 2013

Bem-aventurados os injuriados e perseguidos por minha causa

Este é o final das Bem-aventuranças que abrem o famoso Sermão do Monte.

Os profetas foram perseguidos antes de todos nós e grande será o galardão de quem for perseguido,  alvo de mentiras e injúrias. Quando isso acontecer o Mestre nos pede para regozijarmos e exultarmos.

Isso é estranho, mas é muito coerente com toda a pregação de Jesus. O Mestre era estranho aos olhos das pessoas e por que seus seguidores seriam diferentes?

Palavras que não são comuns: regozijar e exultar! Vamos ao dicionário?

Pois bem, regozijar significa causar regozijo a alguém ou pode ser uma atividade de si para si mesmo, isto é, congratular-se ou alegrar-se, portanto uma certa autossuficiência, algo que independe da aprovação de outras pessoas.

O que seria propriamente um regozijo? O dicionário nos diz: alegria, prazer, contentamento, festa folguedo, satisfação e júbilo. Ou seja, a intensidade fica ao sabor quem faz a festa para si mesmo. Somos injuriados e alvo de perseguições, muitas vezes gratuitamente, mas principalmente, quando incomodamos alguém ou atrapalhamos os seus interesses. Percebo uma pitada de sadismo. Aliás, só o fato de não ligar para a opinião dos outros já incomoda meio mundo.

Exultar o que seria? É muito mais que regozijo porque significa sentir grande prazer, ter grande alegria e manifestar grande contentamento. Ao que parece, o Mestre no seu imperativo nos recomenda ficar alegre como também manifestar a alegria de modo que todos possam perceber.

Em inglês a dupla de palavras são 'rejoice' e 'glad'. 'Rejoice' possui como sinônimos as palavras 'exuberate', 'exult' e 'triumph'. A partir daqui não é só um sentimento de alegria puro e simplesmente, traz também o gostinho da vitória quando se é difamado por causa de Jesus.

'Glad" quer dizer: alegria, contentamento, satisfação, feliz e prazer, também como sugestão ao ato sexual. Quanto à palavra prazer, em português também temos esta ideia de relação sexual.

Um dos sinônimos para 'glad' é 'beaming', que quer dizer: radiante, sorridente e fulgente e, por sua vez, fulgente significa semelhante ao relâmpago. Muito interessante toda a carga eletromagnética e brilhante desta expressão.

Ao ser difamado e insultado por causa de Jesus o discípulo deve se sentir brilhante, elétrico e magnético com um relâmpago.

Jesus era discreto e recomendava discrição e, no entanto, neste momento, os recomenda uma alegria exuberante como também recomendava não se mostrar abatido ao jejuar, tanto que dizia para  lavar o rosto para não se demonstrar abatimento.

Resta-nos refletir sobre o que seria a causa de Jesus! Amar o próximo é a resposta!

Sabemos o que fazer e não podemos nos intimidar com insultos, mentiras e perseguições contra nós!

Amar é um gesto de coragem! Quem ama receberá um grande galardão, isto é, a recompensa, honras e glórias por prestar serviços importantes. Existe algo mais importante do que amar? Para Jesus não existe nada mais importante do que amar!




Hy Ho!

Nenhum comentário: