Cultivar a mansidão como bem-aventurança não corresponde aos gestos de Jesus.
Como poderíamos definir manso? Alguém que aceita tudo de boa? Bem, esse não era o perfil dele! O enfrentamento aos fariseus, o atrevimento em colocar em prática uma nova interpretação da lei de Moisés ao não respeitar o sábado com o argumento 'se a lei diz para não trabalhar aos sábados, por que os sacerdotes trabalham aos sábados?', em não jejuar e não exigir o jejum de seus discípulos' ou em 'não lavar as mãos antes das refeições' não corresponde com alguém que aceita tudo!
Compreende a dificuldade em aceitar de boa e sem questionar esta tal bem-aventurança?
Outras definições para manso encontradas nos dicionários em português: que não é bravo, benigno, brando, sossegado, tranquilo, cultivado (quando vegetal),domesticado, sereno, plácido, não selvagem e lento.
Em dicionários em inglês a palavra 'meek' corresponde a: manso, brando, humilde e submisso.
Seja qual for a ideia original das palavras de Jesus, nada do que entendemos como manso atualmente retrata o comportamento do Mestre.
Vejamos a palavra brando, que é uma ideia correspondente apresentada nos dois idiomas: que cede à pressão, mole, suave, fraco, leve, pouco enérgico, afável, meigo.
Creio que a descrição piorou.
Meigo o que é?
Vamos lá: dotado de meiguice, carinhoso, suave, terno, bondoso.
Eu não tenho uma ideia muito favorável de meiguice e por isso não consigo imaginar Jesus cheio de meiguices ou sendo avalista deste comportamento.
Interessei-me pelo termo afável. Afável é quem possui afabilidade e afabilidade significa: cortesia benévola aliada a franqueza, delicadeza ou trato lhano.
Agora eu quero saber o que é trato lhano! Você também não ficou curioso?
Pois bem, lhano significa: singelo no trato, franco ou sincero!
Se levarmos em conta o fator franqueza e sinceridade continua estranha a ideia de submissão.
Observo que existem conflitos, incoerências, inconsistências e dissonâncias de ideias nesta mensagem e fico em dúvida com o que Jesus quis dizer ou realmente disse.
Os sacerdotes controlam melhor um rebanho submisso e meigo e se aproveitaram desta frase para fazer de Jesus um modelo de pessoa domesticada, carinhosa, mole e que cede à pressão dando a estas características a atmosfera de ser bondoso. O que me incomoda é que algo que foge desta caracterização não pode ser considerado bom e tentam exorcizar qualquer um que não seja delicado.
De qualquer forma é certo que os mansos herdarão a terra porque o que mais encontramos são covardes dominando pela hipocrisia e dominados pela pusilanimidade, ou seja, a covardia é reinante!
Por outro lado, a sinceridade e franqueza assinalada na palavra lhano que poderia lançar uma nova luz sobre o tema, se dilui na palavra lhaneza ao significar afabilidade, simplicidade, lisura, candura.
Candura apesar do seu significado original ser brancura, de tecido sem mancha e nos levar á ideia de puro e puríssimo (assim no superlativo) também se refere à credulidade ingênua.
Nada mais adequado para a fixação de dogmas e outras violências intelectuais que este perfil de devotos de credulidade ingênua para manter a paz conveniente para quem domina as narrativas e escraviza as pessoas. Ao aprisco e ao abate por um pedaço de pasto.
O Jesus que veio trazer a espada não é o mesmo anunciado pelos sacerdotes!
Ou Jesus foi irônico (gosto de imaginá-lo desta maneira! gosto muito!) e profético ao ridicularizar a covardia das pessoas ou o significado de suas palavras foi mutilado pelo nosso analfabetismo somado à má-fé dos falsos profetas.
O fato trágico é: os covardes dominam e nisso consiste a bem-aventurança dos mansos: o de ser alimento dos lobos.
Hy Ho!
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