Humildade é reconhecer os próprios limites.
Generosidade é perceber os limites de outras pessoas.
Acomodar-se nos próprios limites e usar como referência os limites de outras pessoas é mediocridade.
Não possuímos habilidades para realizar várias tarefas e elas sempre nos faltarão. O mundo muda e solicita novas habilidades. Talvez não sejamos tão bons em algumas tarefas como gostaríamos de ser, mas possível superar, caso haja compromisso.
Deus é tão fiel que nos espera! Assumir o compromisso com Deus apenas exige nós aceitarmos. Não é um caminho para acomodados, é um caminho para quem oferece o melhor de si para a comunidade.
Ser humilde é ter consciência da própria imperfeição, porém ser humilde não redime ninguém dos defeitos. Os defeitos deixam de existir com a superação.
Ser generoso é reconhecer a imperfeição de outras pessoas. Todos pisam na bola, e se abusar, o tempo todo. Tolerar o erro da falta de habilidade é um gesto de grandeza, mas permitir o erro originado pela má-fé é ser cúmplice.
É comum errar, mas também é permitido acertar e para acertar é suficiente o compromisso.
Quase todos os fracassos são frutos da falta de qualidade na comunicação. Precisamos ser humildes e, com certa dor, reconhecer que nos comunicamos muito mal. Não é somente a questão de não ouvir, há também a falta do falar e o falar em excesso. Como saber a dose adequada? Talvez não haja como saber, mas é possível administrar impactos dos equívocos se houver compromisso. Pedir desculpas, neste caso, pode não ser o bastante, o essencial é corrigir o erro. "Impossível" --- diria alguém --- "o que foi feito, foi feito; os resultados são irreversíveis".
Até aí, temos apenas um pretexto para quem quer fugir da responsabilidade. A frase e o gesto denunciam a esquiva porque todo acontecimento é irreversível. É necessário dar outros passos... (nada em compensação, porque todo gesto compensatório é desastroso) agir novamente com compromisso com o acerto, buscar o objetivo quando o objetivo não se revelar o próprio erro.
Reconhecer nossos limites nos permite nascer novamente ! Voltar simbolicamente ao útero e amadurecer a percepção e o raciocínio.
Muita gente usa o argumento da humildade para não assumir a responsabilidade, isso é mediocridade. Não é capaz de fazer ou não está interessado, dê lugar para outro; abra mão do conforto e não obstrua o caminho de quem tem algo para contribuir.
A comunicação é a ferramenta importantíssima para conseguir colaboradores e a colaboração pode aumentar ou reduzir a margem de erros, daí cabe aos possíveis colaboradores comunicarem a falta de interesse pelo objetivo. Neste ponto, talvez, mais que humildade, falte sinceridade!
Ser um seguidor de Jesus consiste em agradecer o pão de cada dia, mas é algo ainda mais radical: é saber que o pão pelo pão não justifica o comodismo, a falta de sinceridade ou de compromisso.
Humildade: pode ser ou não uma virtude, a sinceridade a precede!
Hy Ho!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário