terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Luz do Mundo

Os discípulos de Jesus são a luz do mundo!

Não é recomendado aos discípulos omitirem o testemunho, a lâmpada deve estar na parte mais alta da casa e não embaixo da cama. Os seguidores de Jesus deixam a timidez e a omissão para as baratas. Assumir o desconforto de algumas privações pela sinceridade fortalece a fibra e o caráter, além de desestimular os erros.

A vida é curta e exatamente por isso que não temos tempo para insistir no erro. A melhor maneira de colaborar com o mundo é diminuir o que executivos chamam de curva de aprendizagem. Há muito o que aprender? Há ! Mas isso não pode servir de desculpa para fugirmos do compromisso de restaurar o Reino dos Ceus.

Somos a luz do mundo porque as pessoas decidem as próximas ações a partir de nossas palavras, gestos ou omissões. Sem solicitarem os nossos conselhos, em silêncio, somos referência para um rol de atitudes e suas respectivas consequências. Longe de querer controlar as coisas, pois isso é pecar pela soberba, é essencial adquirir consciência do impacto de nossa presença. Porque ser luz do mundo é impactar da melhor maneira tudo que se encontra ao nosso redor.

Há também um excelente motivo para sermos atentos de nosso impacto: Jesus é o nosso fiador, mas é muita cretinice deixar que Ele pague por nossos erros. Na história da humanidade percebemos o quanto foi prejudicada a imagem de Jesus por relacioná-lo a projetos desastrosos de poder. O Espírito Santo tocou o coração de Paulo, que deixou de perseguir os discípulos de Jesus e passou a propagar a Palavra nos principais pontos do império romano até que um dia Roma se curvou a nova fé, no entanto, o Vaticano foi extremamente cruel e dizimou as opiniões divergentes, isto é, não mais lutava contra os opressores, com o monopólio das Escrituras restrigiu o acesso à Palavra e colaborou com os piores opressores. Hoje, Jesus é rejeitado pelos assombrosos erros do Catolicismo. Depois o Espírito Santo iluminou Guttenberg, que tornou a Bíblia mais acessível com a fácil reprodução; depois Lutero, que a traduziu do latim e do grego para o dialeto local a tornando cada vez mais acessível. O Espírito Santo inspirou tradutores de todos os idiomas aumentando o entendimento de Jesus entre quase todos os povos. Calvino impôs um rigor aos seguidores de Jesus, que promoveu mais angústia do que compreensão da Palavra.

A Palavra viva transborda com a inspiração do Espírito Santo e nos convida para vivificarmos a Lei, porque é necessário buscar sempre o significado de "misericórdia quero e não holocaustos"

Atualmente, as Escrituras, apesar de ser o maior best seller de todos os tempos, não passa de um amuleto e de objeto de decoração,  permanecendo fechada na estante ou aberta em algum salmo ou em alguma belíssima gravura, ou seja, a única página amarelada do precioso volume; o mais triste de tudo, simbolizando pessoas atrasadas, preconceituosas e tapadas.

A Biblia deve ser lida, com reflexão e carinho, para que os discípulos engrandeçam o nome do Mestre e iluminem o mundo.


Hy Ho!

Nenhum comentário: