segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A lei

A palavra lei significa: aquilo que deve ser lido, portanto, por extensão, o que deve ser conhecido por todos, uma vez que a escrita foi desenvolvida com o propósito de fixar as ideias e delas nos servimos para consultas em caso de dúvidas ou controvérsias.

A Bíblia traz ao nosso conhecimento normas de condutas e relatos das experiências de reis, profetas e devotos para nos inspirar na prática de bons costumes a fim de reduzir os conflitos dentro do convívio social.

Seguir a lei agrada a Deus, temer a Deus nos poupa de excessos, mas tudo isso pode não ser suficiente porque não é o mesmo que fazer a vontade de Deus. A lei não tem nenhum valor só porque está escrita, há quem a siga sem conhecê-la.

Por outro lado, há quem cumpre o dever com a esperança de desfrutar de direitos como recompensa. Essa é a coisa mais idiota que existe porque o direito não é recompensa do cumprimento dos deveres, é consequência! Se você usufrui de direitos sem cumprir os deveres então saiba que alguém os cumpre por você. Se você pouco importa com isso então saiba também que quando alguém se cansar desta situação reclamará por justiça. Somos o que dividimos e o seguidor de Jesus compreende  a alegria de tirar o peso dos ombros de alguém sobrecarregado em pagar os débitos da própria imprudência ou por ser logrado por terceiros.

Acomodar-se no "fiz a minha parte" é medíocre. Quem definiu qual é a sua parte? Um contrato? De que maneira um contrato pode prever todas as circunstâncias possíveis?

Conheço algumas maneiras: evitar o novo, não ousar, não criar! Bom, isso é o mesmo que morrer!

Entendeu de onde vem tanta dor?

Deus quer que sejamos fonte de vida e por isso, como criador, nos fez segundo a sua imagem e semelhança para que criemos. Foi esse o fôlego! O mundo fica mais leve se nos propusermos a ser esse fôlego! Ventilar o ambiente com a chama do Espírito Santo emitindo luz e calor. Nada refresca mais que o fogo do Espírito Santo!

Desarmar as armadilhas do condicionamento e despertar as pessoas desse transe de coisas certas e previsíveis é temperar a vida com o sal da terra que fomos convidados a ser.

O medo é o mesmo que a morte! Seguir a lei por medo e sem alegria é demonstrar não compreendê-la e torná-la sem valor. Um novo mundo nasce com a Boa Nova e insistir no erro é privar-se de viver maravilhas! Porque só quem está em comunhão com Deus sabe o que é vida! Vida criativa, vida sem limites, vida sem dor!

Fazer a vontade de Deus é muito radical !

Conhecer a lei, cumprir seus deveres, fazer a sua parte é um bom começo, porém é apenas um começo.



Hy Ho!

Nenhum comentário: