"--- Majestade... sobre quem é que reinais?"
Cada um no seu próprio planeta...
e o primeiro planeta visitado foi o do Rei, sem acomodações para audiências e todo coberto pelo manto de arminho.
"--- Sobre tudo - respondeu o rei, com grande simplicidade."
Pois é, sentado num trono e majestosamente vestido, o político precisa lidar com a expectativa de quem não pode esperar que as "condições sejam favoráveis" e, aflitas com os problemas urgentes, se aborrecem ou bocejam com a razoabilidade das explicações.
Aliás, um general não vira gaivota porque o Rei ordena e para o Rei ser obedecido, antes de tudo, "é preciso exigir de cada um o que cada um pode dar".
Nem sempre o político tem parceiros para realizar os projetos acalentados porque a adesão resulta mais daquilo que o político pode oferecer do que exigir e a condição para ser obedecido é nomear alguém ministro, embaixador ou qualquer sinecura.
"---Não partas; eu te faço ministro da ... da justiça!"
Conclui-se deste encontro o quanto é inútil julgar os outros e que a sabedoria consiste em julgar-se a si mesmo.
Com a escassez de talentos, todos que erram precisam ser perdoados para que o projeto tenha êxito. Tal é a fragilidade do político, cercado por pessoas chantagistas, isto é, por ratos percebidos toda noite e isentas de correção porque só eles estão disponíveis.
Muitas coisas funcionariam se os funcionários obedecessem voluntariamente, mas sem esta contrapartida as autoridades apelam para a coação ou opressão.
Ninguém tem o poder de se fazer obedecido, exceto raros líderes dotados de imenso carisma, no mais, o que observamos comumente é o abuso de poder.
O único poder verdadeiro é obedecer e por isso resignar-se é uma atitude libertadora e corajosa, porém muitos confundem resignação com submissão.
Reconhecer as "condições favoráveis" e encontrá-las serenamente é saborear cada pôr-do-sol, fenômeno previsível e totalmente fora do nosso controle.
E como veremos mais adiante: reinar é diferente de possuir!
Hy Ho!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário