sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Aprendendo xadrez: Cavalo

A peça Cavalo dá velocidade ao jogo da mesma maneira que o Cavalo deu velocidade para a Guerra.

O xadrez é tão fiel em sua analogia que a peça Cavalo se movimenta em saltos.

General

O Cavalo expressa o comando da guerra, o grande general.

Nos primórdios o Rei acumulava as funções de administrador, sacerdote e general e com o desenvolvimento e complexidade da Sociedade o Rei foi transferindo as tarefas e, atualmente, tranfere até a de administrador.

Com a sobreposição de povos regidos pelo mesmo reino os assuntos internos exigiram mais cuidados do soberano e pouco a pouco teve que ser afastado das longas viagens para as batalhas.

Embora mantendo a disciplina, os generais também possuem as suas divergências e por isso cada jogador tem dois Cavalos e, não por acaso, cada Cavalo repousa em casa de cores diferentes no início do jogo (interessante!).


Máquina de guerra


O Cavalo é uma tecnologia e simboliza toda técnica dedicada às batalhas.

A locomoção é essencial para a logística e os veículos e combustíveis foram aperfeiçoados.


Tabuleiro

O Cavalo fica nas casas entre o Bispo e a Torre.


Tradução

O pocotó fica nas casas que sobraram.


Movimento


O Cavalo salta três casas sendo, duas em linha reta e a terceira dobrando para a esquerda ou para a direita.

Diferente das outras peças, o Cavalo pode saltar sobre caminhos interditados.


Tradução

O pocotó anda em forma de "L" e a terceira casa pode ser pra cá ou pra lá.

O Caminho não precisa estar livre porque o pocotó pode saltar sobre outras peças.



Curta o jogo!

Agora com o tabuleiro completo as combinações de jogadas são amplas e com a analogia você pode saborear o xadrez com a um RPG.

Desenvolva estratégias com ânimo e fantasia e crie a sua marca!


Há jogadas clássicas, aberturas, ofensivas e defesas que você pode consultar em vários livros e páginas.


Boas batalhas !


Hy Ho!

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