A peça Cavalo dá velocidade ao jogo da mesma maneira que o Cavalo deu velocidade para a Guerra.
O xadrez é tão fiel em sua analogia que a peça Cavalo se movimenta em saltos.
General
O Cavalo expressa o comando da guerra, o grande general.
Nos primórdios o Rei acumulava as funções de administrador, sacerdote e general e com o desenvolvimento e complexidade da Sociedade o Rei foi transferindo as tarefas e, atualmente, tranfere até a de administrador.
Com a sobreposição de povos regidos pelo mesmo reino os assuntos internos exigiram mais cuidados do soberano e pouco a pouco teve que ser afastado das longas viagens para as batalhas.
Embora mantendo a disciplina, os generais também possuem as suas divergências e por isso cada jogador tem dois Cavalos e, não por acaso, cada Cavalo repousa em casa de cores diferentes no início do jogo (interessante!).
Máquina de guerra
O Cavalo é uma tecnologia e simboliza toda técnica dedicada às batalhas.
A locomoção é essencial para a logística e os veículos e combustíveis foram aperfeiçoados.
Tabuleiro
O Cavalo fica nas casas entre o Bispo e a Torre.
Tradução
O pocotó fica nas casas que sobraram.
Movimento
O Cavalo salta três casas sendo, duas em linha reta e a terceira dobrando para a esquerda ou para a direita.
Diferente das outras peças, o Cavalo pode saltar sobre caminhos interditados.
Tradução
O pocotó anda em forma de "L" e a terceira casa pode ser pra cá ou pra lá.
O Caminho não precisa estar livre porque o pocotó pode saltar sobre outras peças.
Curta o jogo!
Agora com o tabuleiro completo as combinações de jogadas são amplas e com a analogia você pode saborear o xadrez com a um RPG.
Desenvolva estratégias com ânimo e fantasia e crie a sua marca!
Há jogadas clássicas, aberturas, ofensivas e defesas que você pode consultar em vários livros e páginas.
Boas batalhas !
Hy Ho!
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