segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Aprendendo xadrez: Bispo

Antes, lá nos primórdios, o Rei era o administrador, guia espiritual e chefe militar.

A Sociedade começou a se desenvolver e foi necessário delegar tarefas de acordo com a vocação de cada membro da cúpula.

O Poder, desta maneira, começa a ser "distribuído" aos leais ao Rei.

Uma autoridade disponível para dirigir espiritualmente a Sociedade dinamizava as relações e estreitava a coesão do grupo a passo que o Rei era absorvido por outras tarefas e se ausentando de acordo com as guerras em territórios cada vez mais distantes.

Conhecimento


A classe sacerdotal crescia na mesma proporcional em que crescia o reino e as conquistas.

Como explicar a morte?

Como consolar órfãos e viúvas?

Como motivar as pessoas ao sacrifício da guerra?

Aos poucos os sacerdotes adquirem, ao ouvir os relatos da experiência das pessoas, um conhecimento extraordinário da Alma de toda gente e da sua motivação.

Com esta sabedoria não há ninguém mais adequado para aconselhar o Rei e a Rainha em assuntos pessoais, familiares, de ordem política e social eo mais importante, apaziguar os corações em momentos de sofrimentos espirituais.


Contemplativo


Livre dos afazeres rotineiros e um tanto afastado das questões imediatas, ao cuidar de assuntos eternos, o Bispo contempla tudo ao seu redor a contribui com a sua observação para o aperfeiçoamento da organização adminstrativa, estética e cultural.

As Artes frutificam com a ornamentação dos Templos, narrativas são compiladas e o louvor motiva a sofistação musical.

A Ciência nasce da preocupação de antecipar resultados e os sacerdotes se dedicam às práticas adivinhatórias.

Conhecer o Futuro sempre foi o critério para investirmos os nossos poucos recursos ou garantir a nossa sobrevivência.


Heterodoxia


O xadrez é tão preciso na sua alegoria que cada jogador tem dois Bispos, que ficam ao lado do Rei e da Rainha, como se fosse uma guarda pessoal e simbolizando a proteção divina.

Pois bem, um fato interessante é que um andará somente nas casas brancas e outro somente nas casas pretas, o que sugere as divergências políticas dentro da corte.

Conforme a reino o reino foi crescendo e ficando mais complexo um expediente favoreceu a Paz e consagrou Alianças: o Casamento entre monarcas de reinos diferentes.

Com a autoridade celestial para abençoar estes Casamentos o Poder do Bispo se agiganta e se equilibra na divergência interna com outro Bispo, que por sua vez, cuida do interesse do seu pupilo ou pupila.

Se os Casamentos são entre reinos de religiões diferentes, evidentemente, as divergências são maiores e mais acirradas.


Tabuleiro: a posição original da peça Bispo é um ao lado da Rainha e outro ao lado do Rei.


Movimento: a peça Bispo anda na diagonal quantas casas livres o jogador desejar, sendo que, o Bispo que tiver a sua posição original sobre uma casa branca somente poderá andar sobre casas brancas e o Bispo que tiver a sua posição original sobre uma casa preta só anda sobre as pretas.


Tradução: o Bispo só anda de atravessado. Se ele é da casa branca só anda sobre casa branca e se ele é da casa preta só anda sobre as casas pretas.


Talvez a peça Bispo ande na diagonal para representar a tranversalidade da Religião em todos os assuntos da Sociedade.



Hy Ho!

Nenhum comentário: