segunda-feira, 12 de julho de 2010

A quem interessa o voto nulo?

Aos péssimos políticos, porque eles podem ser eleitos ou reeleitos com menos votos.

Voto nulo é voto inválido e por isso abaixa o quociente eleitoral e candidatos que precisariam de 2 mil votos conseguem se eleger com apenas 1 mil. Simples assim !

Eu vejo muita gente que se diz inteligente e vive falando mal de seus representantes, mas querem realmente uma alternativa? Faltam opções eu sei, mas também já falamos sobre isso, não é mesmo?

Para construirmos opções precisamos de muita disposição e alguma antecedência. Foi um trocadilho, desculpe-me (não pude evitar), esqueça a antecedência (viva a Ficha Limpa). Eu falo de organização. Uma alternativa somente será possível com organização. Decidir antes para termos opções porque na urna é muito tarde.

Decidi ser candidato depois que li uma frase do amigo Platão: O maior castigo para um homem bom que não assume o governo é ser governado pelo homem mau.

Percebi, a partir daí, que apenas falar mal e me sentir superior, embora omisso, não ajudava em nada e que deveria deixar os galhos de lado e enfrentar o tronco da árvore. Agir em vez de me lamentar por toda vida.

Para quem gosta de números, a última eleição municipal em Jacareí-SP nos mostra coisas importantes:

De um eleitorado de 145.367 pessoas 21.045 se abstiveram, isto é, foram pra praia, pro sítio ou nem saíram de casa.

Somando os votos dos atuais vereadores eleitos dá 23.610. Portanto, o total de abstenção é equivalente a uma nova Câmara que tanto ansiamos.

Também tivemos 3.415 votos nulos enquanto que o vereador mais votado teve 2.538 votos. Redistribuindo os votos nulos pelos 200 candidatos poderíamos, mais uma vez, recompor toda a Câmara, sendo que muitos perdem a cadeira por 10, 20, 30 ou 50 votos.

O pior de tudo isto é que muitos dos vereadores que permaneceram “cevaram” eleitores durante os quatro anos de mandato fazendo currículos e tirando xerox de documentos, rebaixando o Poder Legislativo a uma simples copiadora. Não é difícil entender porque os problemas da cidade ficam sem solução.

Quem quiser votar nulo que vote, já que a vontade de cada um é soberana, mas dispenso os papos-cabeça sobre a irresponsabilidade dos políticos, porque não vejo nenhum político na praia enquanto o seu futuro está sendo decidido.


Inté o nosso próximo dedinho de prosa !




Hy Ho!

Nenhum comentário: