sexta-feira, 23 de julho de 2010

As 12 semanas

O maior problema de todos é a ansiedade. Administrá-la é o nosso maior desafio.

Estabelecer as metas em 12 semanas nos dá mais segurança do que pensarmos em 3 meses de campanha eleitoral.

A maravilha do algarismo 12 é de podermos dividi-lo por 1, 2, 3, 4, 6 e o próprio 12. Com isso temos uma grande flexibilidade de prazos para as sub-metas da campanha.

Considerem também que o algarismo 12 corresponda ao meio-dia e a vitória ao zênite do sol.

A força desta imagem é de que todo nosso esforço procura fazer com que as pessoas estejam envolvidas com as nossas propostas e reconheçam o nosso valor. Neste momento, o importante é sermos visto por todos, (portanto no ponto mais alto da abóbada) e o mais próximo possível das pessoas (portanto com o máximo calor que pudermos emitir). Isto solicita toda nossa energia. E o foco de nosso planejamento é economizá-la e distribuí-la de forma eficaz.

Então fazemos um semi-arco com uma trajetória do frio ao tórrido.

Usando uma escala de cores que representam a temperatura da luz do sol fica mais fácil visualizarmos todo o trabalho.




Fase vermelha (a mais fria):

Usem-na para reconhecerem o cenário.

São 2 semanas para vocês saberem quantos candidatos concorrem a eleição e quais suas respectivas bases, quantas coligações existem e quais os majoritários confirmados na disputa. Neste momento costuma-se sair as primeiras pesquisas de opinião e vocês podem verificar a aceitação do candidato a prefeito de suas chapas e outras tantas informações.

Colher o máximo de informações possível! Esta é a palavra de ordem desta fase.

Façam um esboço geral do planejamento, porém tão flexível para ser ajustado com a sorte de dados novos.

Fase laranja (menos fria)

Usem-na para aperfeiçoarem o projeto, agendar eventos, reuniões no Comitê. Estabeleçam vínculo com os demais candidatos.

A solidariedade é a essência da boa política. Muitos desanimam da campanha e podem, ao perceberem as chances de vitória de vocês, somarem e com entusiasmo passam de candidatos a grandes colaboradores em suas campanhas.


Fase amarela (quente)

Usem-na para corrigirem a estratégia, se necessário! Já é a metade da campanha e vocês são comentários de muitas pessoas.


Fase azul (muito quente)

Faltam 3 semanas e precisamos errar o mínimo possível. Aqui vocês podem ser os mais cotados para a vitória. É o momento de acreditar sem medo em tudo que vocês elaboraram. Não há mais tempo para mudar o que já foi traçado.


Fase branca (tórrido)

É a hora da colheita. É só curtirem !

Enquanto todos os outros candidatos ficarão aborrecendo os eleitores com o pelo-amor-de Deus-votem-em-mim. Vocês ganharão a simpatia de muitas pessoas com um simples aceno.

Enquanto os outros candidatos emporcalham as ruas com folhetos, muitas pessoas comentarão o fato de não ver nenhum folheto de vocês. Conseqüência: mais simpatia !

Difícil de acreditar? Eu sei !

Mas que funciona, funciona !

Mostrarei com detalhes cada semana da minha experiência de campanha.


Inté o nosso próximo dedinho de prosa !


Hy Ho !

Nenhum comentário: