quarta-feira, 3 de março de 2010

DIÁRIO DE BORDO CCLVIII

Mardi Gras !


Pela manhã e pela tarde, estudo dos projetos da Ordem do Dia !

Pela noite, Sessão Ordinária com sete vetos.



3° Sessão com gabarito de votação emitido pela liderança da bancada do DEM.

As observações que faço são:

1) Quem pretende usar da prerrogativa de encaminhar os votos deveria justificar publicamente os motivos, ainda mais quando se trata de vetos, discussão caracterizada por pareceres divergentes de corpos jurídicos distintos. Portanto um assunto bastante complexo que exige no mínimo a capacidade de convencimento de quem tem a responsabilidade de representar a população.

2) O Legislativo não existe para medir força com o Executivo, "cartiar marra" como se diz na roça.

3) O Legislativo é um poder independente e harmônico com o Executivo e o Judiciário.
Ao considerarmos o princípio da eficiência somos co-responsáveis pela preservação do Estado Democrático de Direito expresso no artigo 1° da Constituição Federal Brasileira. Quando oprimimos o Judiciário com questões políticas que poderiam ser resolvidas com o amadurecimento político também estamos empobrecendo a Nação, inclusive com prejuízos ao erário público.

4) Para o engrandecimento da cidadania é necessário que apreciemos os argumentos do veto, amparados em princípios técnicos e legais.

5) Manisfestarmos contrário ao veto para agradar "coleguinha-autor" da lei é degradante e se for este o motivo que seja assumido diante do Plenário e dos cidadãos que acompanham a Sessão.

6) A Oposição precisa ser respeitada e o Diretório Municipal do DEM precisa anunciar um projeto político e de poder claro e vitorioso para que o Partido possa crescer e contribuir com o desenvolvimento de Jacareí.

7) O PT conquistou a Prefeitura porque teve vontade de ganhar, planejamento e ousadia. Devemos respeitá-lo e lutarmos pelo nosso espaço sem sabotar a cidade, afinal somos a 2° maior bancada na Câmara Municipal de Jacareí, o que nos convoca a uma grande responsabilidade na Educação Política dos eleitores deste município.


Hy Ho!

Nenhum comentário: